CODIFICAR DIFERENTES INFORMAÇÕES, CÓDIGOS COM CORES DIFERENTES.
HABILIDADE
(EF04CO05) CODIFICAR DIFERENTES INFORMAÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO EM COMPUTADOR (BINÁRIA, ASCII, ATRIBUTOS DE PIXEL, COMO RGB ETC.)
(EF04CO04) ENTENDER QUE PARA GUARDAR, MANIPULAR E TRANSMITIR DADOS DEVE-SE CODIFICÁ-LOS DE ALGUMA FORMA QUE SEJA COMPREENDIDA PELA MÁQUINA (FORMATO DIGITAL).
OBJETIVO GERAL: COMPREENDER O CONCEITO DE CODIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES UTILIZANDO CORES COMO ELEMENTOS DE UM CÓDIGO E DESENVOLVER A HABILIDADE DE DECIFRAR CÓDIGOS COLORIDOS SIMPLES.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
IDENTIFICAR QUE CORES PODEM SER UTILIZADAS COMO SÍMBOLOS PARA REPRESENTAR INFORMAÇÕES.
COMPREENDER A LÓGICA POR TRÁS DA CRIAÇÃO E DECIFRAÇÃO DE CÓDIGOS COLORIDOS.
DESENVOLVER A HABILIDADE DE DECIFRAR MENSAGENS CODIFICADAS UTILIZANDO UM CÓDIGO DE CORES.
ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO, A OBSERVAÇÃO E A ATENÇÃO AOS DETALHES.
PROMOVER A COLABORAÇÃO E A TROCA DE IDEIAS ENTRE OS ALUNOS.
METODOLOGIA
ACOLHIDA DOS ALUNOS.
INICIAR A AULA QUESTIONANDO OS ALUNOS SOBRE COMO AS CORES SÃO IMPORTANTES EM NOSSO DIA A DIA (SEMÁFOROS, PLACAS DE TRÂNSITO, BANDEIRAS, ETC.).
DISCUTIR COMO AS CORES PODEM TRANSMITIR MENSAGENS E REPRESENTAR SIGNIFICADOS DIFERENTES.
INTRODUZIR A IDEIA DE QUE AS CORES PODEM SER USADAS COMO UM TIPO DE CÓDIGO PARA REPRESENTAR LETRAS, NÚMEROS OU OUTRAS INFORMAÇÕES.
REFORÇAR O CONCEITO DE CODIFICAÇÃO E COMO DIFERENTES ELEMENTOS (COMO CORES) PODEM SER USADOS PARA REPRESENTAR INFORMAÇÕES.
CONECTAR A ATIVIDADE COM O MUNDO DIGITAL, MENCIONANDO COMO AS CORES SÃO USADAS EM INTERFACES DE APLICATIVOS, DESIGN DE WEBSITES E ATÉ MESMO EM CÓDIGOS MAIS COMPLEXOS (COMO CÓDIGOS QR, ONDE AS CORES PODEM INFLUENCIAR A LEITURA.
AO REALIZAR ESTA AULA, OS ALUNOS DO 4º ANO PODERÃO COMPREENDER DE FORMA PRÁTICA E DIVERTIDA COMO AS CORES PODEM SER UTILIZADAS PARA CODIFICAR INFORMAÇÕES, DESENVOLVENDO HABILIDADES IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DO MUNDO DIGITAL E PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL.
OBSERVAÇÃO: IDENTIFICAR AS CORES E A ORDEM DAS ROUPAS.
RACIOCÍNIO LÓGICO: DESCOBRIR O PADRÃO OU A REGRA QUE GOVERNA A SEQUÊNCIA DAS ROUPAS.
PAREAMENTO: CORRELACIONAR AS ROUPAS RECORTADAS COM OS ESPAÇOS CORRETOS NA GRADE, SEGUINDO O PADRÃO.
HABILIDADES MOTORAS: RECORTAR E COLAR AS FIGURAS COM PRECISÃO.
EMBORA NÃO SEJA DIRETAMENTE UMA ATIVIDADE DE "DECIFRAR CÓDIGOS" NO SENTIDO TRADICIONAL (SUBSTITUIÇÃO DE SÍMBOLOS POR LETRAS/NÚMEROS), ELA ENVOLVE A COMPREENSÃO DE UMA LINGUAGEM VISUAL (A SEQUÊNCIA DE CORES) E A APLICAÇÃO DE UMA LÓGICA PARA COMPLETAR UMA INFORMAÇÃO FALTANTE. PODE SER ADAPTADA PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE PADRÕES E SEQUÊNCIAS COMO FORMAS BÁSICAS DE CODIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES.
ATIVIDADE DESPLUGADA 1 - COMBINAÇÕES
ATIVIDADE PLUGADA 1 - CÓDIGOS SECRETOS
https://www.geniol.com.br/raciocinio/codigos-secretos/
ATIVIDADE PLUGADA 2 - DECIFRE O CÓDIGO DE COLORAÇÃO
https://www.coquinhos.com/decifrar-o-codigo-de-coloracao/play/
Nenhum comentário:
Postar um comentário