quarta-feira, 16 de abril de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA DE 14/04 À 17/04 - 4º ANOS

 CODIFICAR DIFERENTES INFORMAÇÕES, CÓDIGOS COM CORES DIFERENTES.


HABILIDADE

(EF04CO05) CODIFICAR DIFERENTES INFORMAÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO EM COMPUTADOR (BINÁRIA, ASCII, ATRIBUTOS DE PIXEL, COMO RGB ETC.)

(EF04CO04) ENTENDER QUE PARA GUARDAR, MANIPULAR E TRANSMITIR DADOS DEVE-SE CODIFICÁ-LOS DE ALGUMA FORMA QUE SEJA COMPREENDIDA PELA MÁQUINA (FORMATO DIGITAL). 

OBJETIVO GERAL: COMPREENDER O CONCEITO DE CODIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES UTILIZANDO CORES COMO ELEMENTOS DE UM CÓDIGO E DESENVOLVER A HABILIDADE DE DECIFRAR CÓDIGOS COLORIDOS SIMPLES.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • IDENTIFICAR QUE CORES PODEM SER UTILIZADAS COMO SÍMBOLOS PARA REPRESENTAR INFORMAÇÕES.

  • COMPREENDER A LÓGICA POR TRÁS DA CRIAÇÃO E DECIFRAÇÃO DE CÓDIGOS COLORIDOS.

  • DESENVOLVER A HABILIDADE DE DECIFRAR MENSAGENS CODIFICADAS UTILIZANDO UM CÓDIGO DE CORES.

  • ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO, A OBSERVAÇÃO E A ATENÇÃO AOS DETALHES.

  • PROMOVER A COLABORAÇÃO E A TROCA DE IDEIAS ENTRE OS ALUNOS.

METODOLOGIA

  • ACOLHIDA DOS ALUNOS.

  • INICIAR A AULA QUESTIONANDO OS ALUNOS SOBRE COMO AS CORES SÃO IMPORTANTES EM NOSSO DIA A DIA (SEMÁFOROS, PLACAS DE TRÂNSITO, BANDEIRAS, ETC.).

  • DISCUTIR COMO AS CORES PODEM TRANSMITIR MENSAGENS E REPRESENTAR SIGNIFICADOS DIFERENTES.

  • INTRODUZIR A IDEIA DE QUE AS CORES PODEM SER USADAS COMO UM TIPO DE CÓDIGO PARA REPRESENTAR LETRAS, NÚMEROS OU OUTRAS INFORMAÇÕES.

  • REFORÇAR O CONCEITO DE CODIFICAÇÃO E COMO DIFERENTES ELEMENTOS (COMO CORES) PODEM SER USADOS PARA REPRESENTAR INFORMAÇÕES.

  • CONECTAR A ATIVIDADE COM O MUNDO DIGITAL, MENCIONANDO COMO AS CORES SÃO USADAS EM INTERFACES DE APLICATIVOS, DESIGN DE WEBSITES E ATÉ MESMO EM CÓDIGOS MAIS COMPLEXOS (COMO CÓDIGOS QR, ONDE AS CORES PODEM INFLUENCIAR A LEITURA.

AO REALIZAR ESTA AULA, OS ALUNOS DO 4º ANO PODERÃO COMPREENDER DE FORMA PRÁTICA E DIVERTIDA COMO AS CORES PODEM SER UTILIZADAS PARA CODIFICAR INFORMAÇÕES, DESENVOLVENDO HABILIDADES IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DO MUNDO DIGITAL E PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL.

OBSERVAÇÃO: IDENTIFICAR AS CORES E A ORDEM DAS ROUPAS.

RACIOCÍNIO LÓGICO: DESCOBRIR O PADRÃO OU A REGRA QUE GOVERNA A SEQUÊNCIA DAS ROUPAS.

PAREAMENTO: CORRELACIONAR AS ROUPAS RECORTADAS COM OS ESPAÇOS CORRETOS NA GRADE, SEGUINDO O PADRÃO.

HABILIDADES MOTORAS: RECORTAR E COLAR AS FIGURAS COM PRECISÃO.

EMBORA NÃO SEJA DIRETAMENTE UMA ATIVIDADE DE "DECIFRAR CÓDIGOS" NO SENTIDO TRADICIONAL (SUBSTITUIÇÃO DE SÍMBOLOS POR LETRAS/NÚMEROS), ELA ENVOLVE A COMPREENSÃO DE UMA LINGUAGEM VISUAL (A SEQUÊNCIA DE CORES) E A APLICAÇÃO DE UMA LÓGICA PARA COMPLETAR UMA INFORMAÇÃO FALTANTE. PODE SER ADAPTADA PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE PADRÕES E SEQUÊNCIAS COMO FORMAS BÁSICAS DE CODIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES.

ATIVIDADE DESPLUGADA 1 - COMBINAÇÕES







ATIVIDADE PLUGADA 1 - CÓDIGOS SECRETOS

https://www.geniol.com.br/raciocinio/codigos-secretos/



ATIVIDADE PLUGADA 2 - DECIFRE O CÓDIGO DE COLORAÇÃO

https://www.coquinhos.com/decifrar-o-codigo-de-coloracao/play/






Nenhum comentário:

Postar um comentário

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA DE 02/05 À 06/05 - 4º ANOS

EXPLORANDO O MUNDO DAS CORES DIGITAIS: A MAGIA DO RGB 4º ANOS HABILIDADE: (EF04CO05) CODIFICAR DIFERENTES INFORMAÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO EM ...