terça-feira, 27 de maio de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA DE 25/05 À 30/05 - 4º ANOS

 CODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

4º ANOS


HABILIDADE

(EF04CO04)

ENTENDER QUE PARA GUARDAR, MANIPULAR E TRANSMITIR DADOS DEVE-SE CODIFICÁ-LOS DE ALGUMA FORMA QUE SEJA COMPREENDIDA PELA MÁQUINA (FORMATO DIGITAL).


OBJETIVO: 

- LEVAR OS ALUNOS A COMPREENDEREM QUE OS COMPUTADORES PRECISAM QUE AS INFORMAÇÕES SEJAM "TRADUZIDAS" PARA UM FORMATO ESPECÍFICO (UM CÓDIGO) E ORGANIZADAS DE UMA MANEIRA QUE ELES POSSAM ENTENDER E PROCESSAR.



ATIVIDADE DESPLUGADA: 

- INICIAR COM A IDEIA DE QUE O COMPUTADOR É MUITO RÁPIDO E PODEROSO, MAS TAMBÉM "BURRINHO" EM UM ASPECTO: ELE NÃO ADIVINHA O QUE QUEREMOS! ELE PRECISA QUE TUDO SEJA DITO DE UM JEITO MUITO ESPECÍFICO.


ATIVIDADE PLUGADA 1 - OLHO DE LINCE

https://www.digipuzzle.net/pt/matosmedeiros/hiddenobjects/hiddenobjects.htm?language=portuguese&linkback=../../../pt/jogoseducativos/index.htm#google_vignette



ATIVIDADE PLUGADA 2 - SOMBRA DOS ANIMAIS

https://www.digipuzzle.net/kids/cartoons/puzzles/clutter_animal_shadows.htm?language=portuguese&linkback=../../../pt/jogoseducativos/index.htm



ATIVIDADE PLUGADA 3 - CORRIDA DO ALFABETO

https://www.digipuzzle.net/minigames/mathracer/mathracer_alphabet.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/alfabeto/index.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TECNOLOGIA EDUCACIONAL - SEMANA DE 02/05 À 06/05 - 4º ANOS

EXPLORANDO O MUNDO DAS CORES DIGITAIS: A MAGIA DO RGB 4º ANOS HABILIDADE: (EF04CO05) CODIFICAR DIFERENTES INFORMAÇÕES PARA REPRESENTAÇÃO EM ...